[firebase-br] RES: Fw: Ajuda projeto

Ter Jan 20 14:48:53 -03 2015

Não existe uma regra para tudo, mas existem boas práticas que se seguida
por um grupo de pessoas, dá razoáveis resultados.

É perigoso misturar entidades de classes diferentes numa mesma tabela por
algumas razões, uma delas eu lhe falei a pouco, juntar 100.000 clientes com
900 fornecedores, por mais que tenha fornecedor, convenhamos o peso
exercido por clientes em relação a fornecedores é maior. Juntá-los terá
algum ônus, uma delas provavelmente é ter um campo de tipo para diferenciar
e criar um indice para isso, além dos demais que serão criados para as
pesquisas em sí. Além disso, temos a questão da manutenibilidade que com o
tempo, certos campos entram e podem fazer sentido para uma classe, porém
não fazer nenhum sentido para outro. Você jogar um codigo CNAE numa ficha
de pessoas naturais não faz sentido, mas o faz para fornecedores e
clientes.
Quando eu digo *perigoso*, não estou dizendo que não deva ser feito, afinal
cada caso é um caso.

Não olhe para ERP como exemplo para os seus sistemas, visualmente podem ser
belos como lapide de mármore, mas por dentro é feio e sujo, fiz muito
trabalho de consultoria e não acredita nas aberrações que vejo. Numa
sofhouse as coisas funcionam mais ou menos assim: tem o jeito rápido e o
jeito certo, dependendo do orçamento e o prazo eles escolhem um ou outro.
Trabalhar numa softhouse é bacana, mas a maioria trabalha no ritmo de um
bazar, já desenvolver para uma empresa, seja, industria, banco,... é no
esquema de catedral com as coisas bem mais organizadas.

inte+