[firebase-br] Ajuda projeto

Qatan wanstadnik em gmail.com
Dom Jan 18 15:49:25 -03 2015

Olá,

Estou precisando de uma orientação com Firebird / modelagem.

Qual é a melhor maneira de montar uma base de dados partindo de zero numa situação como esta:

Quero fazer um cadastro de clientes (caso típico), porém quero deixar aberto para que o usuário possa cadastrar vários endereços para a mesma pessoa (cobrança, entrega, correspondência, faturamento, etc...) – talvez poderia deixar um limite de 4 endereços para facilitar (ou livre se houver uma melhor maneira de fazer isso). O endereço seria básico (para este exemplo) – CEP, Rua, Cidade, Estado.

Além disso, queria deixar aberto para cadastrar vários telefones (Fax, Cobrança, Faturamento, Expedição, Contabilidade, etc...) – aqui também poderia limitar para 4...

Também queria deixar aberto para cadastrar vários contatos de internet (email cobrança, email expedição, email NFe, FTP, website institucional, website/link para pedidos, skype, facebook, yahoo, etc..) poderia ter um limite maior como por exemplo 6, ou até ficar ilimitado (apesar que acho melhor limitar...)

Os campos do cadastro neste exemplo seriam bem poucos (além dos já descritos acima:

ID (pk)
CODIGO VARCHAR 10
NOME VARCHAR 50

Será que fui claro no exemplo? Se alguém não entendeu talvez eu possa explicar melhor...

Como fazer isso no Firebird? Como organizar as tabelas e os relacionamentos, ON DELETE/UPDATE rules...? Procuro algo que seja eficiente mas além de tudo fácil de implementar e manter, ou seja, o mais simples possível.
Se alguém puder me ajudar seria muito interessante para meu aprendizado.

Além disso, alguém se lembra do nome e onde conseguir aquele programa gratuíto (acho até que era open-source) que gera o design visual da base de dados Firebird, eu tinha aqui instalado mas perdi os meus dados (felizmente tinha backup da maioria), só que não lembro o nome do utilitário que fazia isso, lembro que achei por acaso pesquisando na internet mas agora não sei como foi que encontrei... não é nada pirata, é gratuíto mesmo e faz algo parecido com a opção “Database Designer” do IBEXPERT.
Se alguém se lembrar e puder me dar a dica eu ficaria muito agradecido.

Obrigado

Qatan