[firebase-br] RES: RES: Firebird hospedado no Azure

Rodrigo rodrigo em digibyte.com.br
Sex Fev 20 15:12:57 -03 2015

Fernando, muito obrigado pela atenção.

Começei a mexer no Azure por curiosidade, pra me interar nos recursos que existem, enxergar novas possibilidades. Aproveitando meus 30 dias de teste coloquei lá numa VM meu sistema em delphi/firebird pra ver como se comportava, acesso via remote desktop.

O segundo passo seria acessar apenas o banco de dados com o sistema local e ver seu comportamento em termos de performance, comparar prós e contras. É nesse ponto que empaquei, fiz as configurações, estudei um pouco o funcionamento mas nada de conectar. Abri a porta do fb no firewall, criei os endpoints no azure que fazem redirecionamento de portas, aparentemente estou usando o ip correto mas deve faltar algum detalhe pra funcionar, alguma coisa tá errada. Daria um bom tutorial.

Este é o cenário, respondendo diretamente sua pergunta: já que eu tenho a VM Windows criada com o Firebird instalado e funcionando gostaria, no momento para efeito de estudo, conectar nesse banco via internet no azure. Após isso feito vou poder pensar se é viável, que otimizações tem que ser feitas, vou buscar conhecer outras hospedagens, verificar se é melhor Windows ou Linux, etc. No futuro, comercialmente, posso usar outros serviços mas até mesmo para efeito de comparação queria fazer funcionar nesses testes que estou fazendo.

Rodrigo.

-----Mensagem original-----
De: lista [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Fernando Pimenta
Enviada em: sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015 11:27
Para: Carlos H. Cantu; FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] RES: Firebird hospedado no Azure

Rodrigo,

Durante o desenvolvimento do projeto Fireserver (www.fireserver.com.br), precisei diversas vezes realizar testes em nuvem. O Fireserver utiliza CentOS, mas fiz muitos testes com Windows também.

Você precisa que funcione apenas no Azure ou sua necessidade é genérica (Rackspace, Gloogle.io, Amazon, etc)?

O sistema tem que ser Windows ou seu foco é apenas no Firebird, podendo ser Linux?

Me fale que posso ajudar.

Um abraço,

Pimenta

--