[firebase-br] Tamanho de cache

Seg Fev 9 17:02:48 -03 2015

O tamanho máximo de uma página é 16k, você deve ter mudado
DefaultDbCachePage que é quantidade de páginas a serem "cacheadas", se
estiver usando a edição classic, o total da conta deve ser multiplicado
pela quantidade de conexões que haverá. Não é certo calcular que cada
usuário usará 1 conexão, pois nos meus sistemas cada tela abre sua própria
conexão e cada usuário pode abrir diversos programas diferentes, então no
meu caso, 1 usuário significa várias conexões que são abertas e fechadas
dinamicamente conforme o uso.

É pouco usual que cache demais faria perder performance, existe um calculo
em que alguns sistemas a performance vai aumentar, aumentar, aumentar,... e
depois pega a tangente e faz o caminho contrário, mas teria que ter muita,
mas muita memória para isso acontecer, o mais realístico - um presunçoso
chute - é que tenha calculado mal e usou muito mais RAM do que era estimado
e passou a estrangular o SO, fazendo o SO usar memória virtual para as suas
atividades. A medida que você aumenta o cache/buffers para o FB, você
diminui para o Linux, pois trata-se da mesma memória física, portanto tenha
certeza de deixar alguma reserva para o Linux senão você o estrangula.

Também observaria se o forced write e sweeping estão desligados, seria o
mais indicado para quem quer o máximo de performance.

Na próxima oportunidade colete informações sobre uso de disco, cpu, cache e
RAM no momento da pane - isso teria resolvido sua indagação, pois observar
100% da RAM física ocupada ficaria claro onde está o problema.
Tem essa página aqui:
http://bencane.com/2012/08/06/troubleshooting-high-io-wait-in-linux/
que mostra alguns comandos que podem te ajudar a detectar causas quando as
coisas vão mal no linux, é independente do serviço, seja FB ou não.
Atenção: não use o 'ps' como indicativo de memória usada conforme esses
artigos dizem, o 'ps' não mede a memória conforme presumimos.

inte+