[firebase-br] Tabela lenta

Fabio Cardoso fabio em alcanceweb.com.br
Seg Ago 10 23:11:31 -03 2015

Amigos,

Uso FB 2.5. Tenho uma tabela com 136 colunas, nas quais a estrutura é assim:

     CODIGO                                              INTEGER NOT NULL
     CODIGOCONTRATO                          INTEGER NOT NULL
     CODIGOSERVICO                              INTEGER NOT NULL
     FOLHADEPAGTO_PREVISTO           NUMERIC(15,2)
     FOLHADEPAGTO_REALIZADO        NUMERIC(15,2)
     FOLHADEPAGTO_DIFERENCA        COMPUTED BY (FOLHADEPAGTO_REALIZADO -
FOLHADEPAGTO_PREVISTO)
     FOLHADEPAGTO_PERCENTUAL    COMPUTED BY
(iif(FOLHADEPAGTO_DIFERENCA=0 or
FOLHADEPAGTO_PREVISTO=0,0,FOLHADEPAGTO_DIFERENCA/FOLHADEPAGTO_PREVISTO)*100)

Onde, além de informar o código de contrato e código de serviço, o
usuário tem que informar o valor PREVISTO  e o valor REALIZADO de cada
serviço, onde o Firebird irá calcular com isso a diferença do previsto e
realizado e a porcentagem dessa diferença. Acontece que, além da folha
de pagamento, o usuário tem mais uns 30 itens de previsto e realizado a
informar. Ou seja, dos 136 campos, o usuário informa metade dos campos e
o Firebird calcula a outra metade.

Está funcionando ok, mas tenho apenas cinco registros, ainda está nos
testes, e para cada insert ou posto que faço, o sistema "pensa" por uns
3 segundos. São umas cinquenta colunas a calcular a cada post, mas são
operações básicas. O que estou fazendo de errado?

um abraço,
Fabio.

---