[firebase-br] RES: Dúvidas.

Seg Set 15 10:45:30 -03 2014

Para desenvolvimento em Windows uso de ibexpert muitas vezes por causa do
debugger de storeds, tem até um gerenciador de roles/permissões muito bom,
populador de dados de exemplo que nunca usei,  comparador de database ou
dados de tabelas que não é muito bom, tarefas administrativas excelentes.
O IbExpert inclui alguns comandos SQL que não são compatíveis com SQL do
Firebird e não devem ser usados fora do ibexpert, o scripts gerados por
ele, pode falhar em outros gerenciadores. Também permite certas operações
que não seriam possíveis pelo sql convencional, por exemplo, certas coisas
que não são possíveis com o 'alter table', o ibexpert é capaz de fazer
dando um tratamento de baixo nivel e isso oferece algum risco de corromper
os futuros backups.
Mas minha versão já é antiga (2012) e muita coisa pode ter mudado desde
então.

Em produção ou no linux, uso o FlameRobin por sua compatibilidade total,
muito similar ao isql. Eu acho a interface do flamerobin menos produtiva
que a do ibexpert, por exemplo, cadê as teclas de atalho, dockar as
janelas, etc... Quem precisa de criar inserts e selects baseados em
resultados de querie para usar no Delphi, o flamerobin tem isso pronto,
incluindo copiar parcial ou total a area do grid para a clipboard.

Entre a versão free (free as beer) do Ibexpert e o flamerobin (free as
freedom), iria totalmente de flamerobin que é igualmente muito bom e lhe
servirá em todas as ocasiões e plataformas.
Mas no desenvolvimento, o ibexpert oferece muito mais, pelo menos na versão
paga.

inte+