[firebase-br] RES: SSD Raid

Qui Set 11 16:53:55 -03 2014

Disks stripping não é necessariamente RAID, alias ele está mais relacionado
com sistemas non-raid. No curso de raid, é ensinado que raid 0 não é raid,
é stripping de dados. Só é raid quando há redundância envolvida, por isso
foi escolhido zero, é zero raid.
Opa, não disse que usar disk stripping é mais rapido que SSD, disse que é
mais vantajoso.

Se voce colocar 4 discos SATAs de tamanhos diferentes ou iguais - isso não
importa -  no seu computador e solicitar ao Windows que crie um volume
unico, o Windows fará stripping embora ele chame de spanning (estou por
fora da nomenclatura do windows) e serão quatro  I/O simultaneos que mesmo
por software já ajuda muito, imagina numa controladora dedicada. O que você
nunca muda neste processo é o tempo de acionamento ou latência,
característico de uma unidade mecânica, portanto mesmo com discos 15k o
tempo de latencia será maior que o SSD que curiosamente não é zero. É ai
que entra os discos hibridos que afirmam melhorar significativamente esse
tempo ou usar discos SSDs baratos como cache.

Em 11 de setembro de 2014 16:21, Rodrigo Gomes da Silva <rodrgomes em gmail.com