[firebase-br] Hardware Dedicado Suficiente

Fernando Pimenta fernandopimenta em dblinkconsult.com.br
Qui Out 2 16:58:57 -03 2014

Pessoal,

Apenas para contribuir com uma dica: se for utilizar Raid nos discos,
verifique se a controladora possui cache e bateria de backup.

Atendi um cliente esta semana com uma máquina Dell de 20 mil reais.
Porém, apesar de muito boa, veio com controladora Perc H310 que não tem
cache e os discos em Raid 1.

Resultado: Um processo que gasta 2 minutos em um desktop com Linux,
nessa máquina está gastando 1 hora (esse processo grava intensamente no
disco).

O jeito foi comprar um controladora Perc H710 (512MB de cache), que
acabou ficando muito mais cara pois foi adquirida separadamente.

Um abraço,

Pimenta
DBLINK CONSULT
FIRESERVER PROJECT

Em 02-10-2014 16:10, Willian Jorge Oliveira escreveu:

> [...]
> Oi Frederico, Posso até estar enganado, mas o FB sempre usará todos os nucleos, o que acontece é que na versão SS para Windows tem que editar o parametro CpuAffinityMask para informar quais nucleos pretende usar, senão só usa um. Isso é só para Windows, no Linux esse parametro era ignorado. A edição classic é como você falou e é capaz de escalar melhor qualquer hardware e tem grande estabilidade, mas em troca consome muita RAM. Willian, verifique quanto de cache pretende usar e multiplique pela quantidade de conexões simultaneas que haverá então determinará de quanta RAM precisará, com respeito a CPU qualquer uma serve, mas RAM e disco é mais valioso que CPU. inte+ Em 2 de outubro de 2014 15:40, Frederico Godoi <frederico.godoi em gmail.com> escreveu: Willian, qualquer máquina é capaz de rodar o Superserver. Mas computadores com 4 núcleos como o i5 o recomendado é você usar a Classic, porque o firebird vai criar um processo (fb_inet_server) para cada co
 nexão e
assim o Windows vai dividir esses processos entre os núcleos. O que você mais precisa saber é a demanda dos usuários quanto ao Banco de Dados. Quantos usuários em simultâneo? Que tipo de aplicação? Abs Frederico 2014-10-02 15:34 GMT-03:00 Willian Jorge Oliveira <wijloc em gmail.com>: Para rodar uma versão SuperServer, qual seria o hardware suficiente? Estou com uma máquina i5, 4gb de RAM, com Win Server 2008, queria saber se é pertitente instalar o SuperServer ou se ela não seria suficiente para tal... Lembrando que está máquina ficará dedicada ao banco de dados e somente a ele. Att, -- Willian Oliveira Desenvolvedor de Software | Realtec Sistemas | http://goo.gl/1Hx7do [1] Sistemas de Informação | UFV - Campus Rio Paranaíba | http://goo.gl/uNWxjY [2] ______________________________________________ FireBase-BR (www.firebase.com.br [3]) - Hospedado em www.locador.com.br [4] Para saber como gerenciar/excluir seu cadastro na lista, use:
http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107 [5] Para consultar mensagens antigas: http://firebase.com.br/pesquisa [6] -- Frederico Godoi ______________________________________________ FireBase-BR (www.firebase.com.br [3]) - Hospedado em www.locador.com.br [4] Para saber como gerenciar/excluir seu cadastro na lista, use: http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107 [5] Para consultar mensagens antigas: http://firebase.com.br/pesquisa [6]
 -- -- B em B@BU iB em M@B. B em MBBO MBBMMB em B@BZLr E@@@@i r@@@BU vB em M@O E em B@Bu
BBBM em 0 G em MMM@N8MBB em ZP5r B em B@k 8B@@O OB em B@q 2 em BBBM B em B@BO
BB em B@B,.:,7B em B@@L uB em B@, OB em B@. ,@@@B@ @BBB@, @BBB em 8 M em M@@@ PB em B@B @@@BN
iB em B@L U em B@B2 LB em B@X B em MBBO MBBM em B i em BBB@. 7 em B@Bi B em B@E B@@@BiM em M@B.