[firebase-br] Dúvidas segurança do banco

bzottis em ig.com.br bzottis em ig.com.br
Qui Nov 6 11:42:47 -03 2014

Pessoal, mais uma vez esse tão polêmico e importânte assunto.

estou tentando aumentar a segurança do meu sistema.

Hoje, só tenho acesso interno, pois o pessoal de Fora acessa via TS.

a empresa tem dois servidores, um para acesso TS e outro apenas para o
banco.

Garimpando na internet, achei resumo da palestra de Segurança no
Firebird Luiz Paulo de O. Santos, 7º FDD

e lá fala sobre a troca de porta do Servidor de 3050 para outra
qualquer.

e que na porta padrão colocar bastion-host,

as minhas dúvidas são:

Como fazer um bastion-host/ só o firewall?

"Na versão 2.5 do Firebird será possível a transefência de direitos do
usuário SYSDBA para outro usuário do sistema." como fazer isso?

se porventura tiver que abrir para acesso direto ao banco via internet,
somente o ZBD é suficiente?

e quais outros métodos de segurança poderiam ser tomados

desde já agradeço, sei que tem um monte de mensagens falando sobre isso,
mas queria algo mais atual.

pois estamos na eminência da versão 3.0 .

talvez seria melhor esperar essa versão?