[firebase-br] Performance de Inserção

Ter Nov 4 10:11:20 -03 2014

Então ,atualmente  quando eu uso dbx é o classico datasnap com
SQLConnection, SQLDataset, DatasetProvider e finalmente o ClientDataset
porque vou ter os datawares(dbedit, dbgrid e afins) e manipular por eles,
eles trazem alguma vantagem, mas tem um custo de performance no lado
cliente.
Mas se voce quiser, pode usar apenas SQLConnectione e SQLQuery e abrir mão
dos datawares e ver o resultado, fazer as coisas na unha com tedit,
tcombo,... e depois despachar diretamente o insert, update, delete tem uma
velocidade melhor, mas voce abre mão do conforto. Mas a diferença entre
usar os dois métodos é pouca se você escreve programas pensando no menor
impacto possivel, por exemplo, meu sistema abre e o camarada tem que dizer
o que pretende fazer, nada de abrir cadastro de clientes e ficar listando
todos os clientes como já ví certos sistemas fazerem.

Se tiver o XE5, dá uma olhada no firedac, ele é bem rápido.
Para Firebird, tomei uma decisão anos atras de usar o IBO em detrimento do
DBX por supor que a Borland/Inprise/Whatever um dia quebraria a
compatibilidade.
Hoje, nem sei se há DBX livre para Firebird ou se ainda usam o mesmo que
serve para o Interbase, mas imagino ter feito a escolha certa porque no FB3
provavelmente o driver DBX proprietário que atualmente usam não funcionará.

Um abraço,