[firebase-br] Morte lenta do Interbase.

Qua Maio 21 10:56:33 -03 2014

Tem razão, não é o IBExpert, é as novas ferramentas feitas pela IBExpert
(empresa) que são criadas em Lazarus, a ferramenta em sí é feita ainda
usando o Delphi5.
Dá uma olhada no Lazarus, tá bem diferente de quando olhei a 2 anos.
Não olhe para a IDE, pois ainda continua com a cara lavada do Delphi7, mas
olhe para as implementações.
Um componente por exemplo, pode ser instalado na palheta ou no projeto e
neste caso só valeria para o projeto quando aberto e não estaria na palheta
para todos os projetos.
A aparência da IDE não é muito inovador, e não tenho certeza se seria
inovação da Borland na época do Delphi1, já que a diferença para o VB era
os componentes do lado ao inves de cima e o fundo vazado.
Como compilador já matou o Delphi pela otimização que o FPC produz e a
compilação cross para varias plataformas.
Como IDE a versão XE5 acho mais elegante com fundo não vazado, mas ficou
também mais complicada. Veja por exemplo, o Lazarus, as propriedades mais
usadas como Caption, Name, OnClick são marcadas como favoritas e qualquer
componentes que as possui são exibidas preferencialmente no object
inspector, ao inves do XE que exibe sempre todas em ordem alfabetica e você
tem que sair do Caption lá em cima para o Name lá em baixo todas as vezes.
Digamos que tenha cara de Delphi 7 (que na realidade é a mesma desde o
Delphi1), mas os camaradas melhoraram em muito.
O XE5 ganha muito por causa dos componentes como o FastReport e DAtaSnap
que são exclusivos, os demais geralmente tem para ambas as plataformas como
o AnyDac, IBO...
Então eu não acho o Lazarus como alguém que irá substituir o Delphi, mas
como uma opção viável para programação Rad para quem programa em pascal.

B em B@BU     iB em M@B.  B em MBBO   MBBMMB em B@BZLr    E@@@@i      r@@@BU
vB em M@O     E em B@Bu   BBBM em 0   G em MMM@N8MBB em ZP5r  B em B@k      8B@@O
 OB em B@q   2 em BBBM    B em B@BO   BB em B@B,.:,7B em B@@L uB em B@,    OB em B@.
 ,@@@B@   @BBB@,    @BBB em 8   M em M@@@     PB em B@B  @@@BN   iB em B@L