[firebase-br] lock conflict em Procedures.

Sex Maio 9 10:55:24 -03 2014

Abra o programa principal e veja o tipo de transação que está usando junto
com os seus enlaces(wait,nowait,dirty,etc...), vá no IbExpert e configure
para usar a transação do mesmo tipo, depois repita no IBExpert um select
que voce usa no sistema onde geralmente ocorre a travada, carregue uma
segunda sessão do IBExpert com a mesma configuração de transação e tente
executar a procedure.

Isso serve para você experimentar que não é um bug do Firebird que merece
ser consertado, trata-se da forma como você está lidando com as transações.

Tente com calma, determinar que tipo de transação você precisa usar em
quais telas e use tantos componentes de conexão/transação voce precisar,
talvez uma para consulta e outra para lidar com as edições de registros que
precisem ser bloqueados até que se consuma a gravação, etc... Cada sistema
tem que saber o que pretende fazer em cada momento, por exemplo, ee voce
tem um sistema de bilhetagem de compra de assentos para viagem, voce impede
a pessoa de comprar um assento em que outro está em edição de venda e
chegou primeiro e portanto o segundo não deve melar a gravação do primeiro
porque o digitador de ficha do segundo é mais rápido do que o primeiro, daí
o uso do no_wait no enlace da transação, mas se é um relatório que tem de
ser fiel, então seria sensato esperar as transações naquele instante serem
concluidas (inverto do no_wait) tá bom, mas se é um relatório que não
precisa ser tão fidedigno assim então um snapshot (dirt read) tá de bom
tamanho e não atrapalha ninguem de consumir novas compras. Percebeu? Até
que você domine a tecnica com transações, voce pensará como o clippeiro de
20 anos atrás.

Além disso, deve estabelecer uma regra: as transações de escrita devem
durar o minimo de tempo possivel e talvez não lhe seja conveniente usar o
mesmo componente de transação para pesquisas.

B em B@BU     iB em M@B.  B em MBBO   MBBMMB em B@BZLr    E@@@@i      r@@@BU
vB em M@O     E em B@Bu   BBBM em 0   G em MMM@N8MBB em ZP5r  B em B@k      8B@@O
 OB em B@q   2 em BBBM    B em B@BO   BB em B@B,.:,7B em B@@L uB em B@,    OB em B@.
 ,@@@B@   @BBB@,    @BBB em 8   M em M@@@     PB em B@B  @@@BN   iB em B@L