[firebase-br] Banco hospedado - Alternativas

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Sex Maio 9 10:16:24 -03 2014

O problema não é velocidade do banco ou necessidade de server dedicado, é
que o firebird é péssimo trabalhando com latência alta de rede, coisa que
na internet é o que mais tem. Não sei causa exata, mas imagino que ele
trafega muitos pacotes de modo sincrono, esperando um chegar, confirmando,
para depois mandar outro... ai uma latencia de rede local de 1ms vai subir
pra uns 100-300ms (dependendo da distancia fisica do seu servidor) por
pacote.

Resumindo, a questão é do protocolo e não tem como mudar sem mudar o método
de trabalho.

Coisa que se pode fazer para melhorar é mudar a forma de comunicação
colocando alguma camada intermediaria ao firebird, como gerar um webservice
no servidor ou usar alguma solução como datasnap/remote datamodule, em
ambos casos no lado do servidor pois ai ve teria tecnologias que tem forma
de comunicação mais otimizada para trabalho com latencias maiores