[firebase-br] Create user / change password

Qatan wanstadnik em gmail.com
Ter Jul 8 09:53:38 -03 2014

Olá Gladiston,

Boa dica, agradeço sua participação.
Vou atentar para os seus conselhos. Estou tentando encontrar no Firebird a
solução para todos os meus possíveis casos, acho que realmente atende e as
possibilidades futuras me agradam.
Minha aplicação não é comercial e posso aguardar sem problemas, vou fazendo
o que posso com a versão 2.5 que já é ótima e se aparecer criptografia,
adiciono isso...
Mais uma vez obrigado

Qatan

-----Original Message-----
From: Gladiston Santana
Sent: Tuesday, July 08, 2014 2:35 PM
To: FireBase
Subject: Re: [firebase-br] Create user / change password

É que o SQLite não é em si mesmo um banco de dados, ele é uma biblioteca
para criar e armazenar dados da forma como você deseja, a Mozilla utiliza-o
dentro do Firefox e você dentro do xHarbour e embora ambos sejam feitos em
SQLLite, ambos não serão compatíveis a menos que se defina uma estrutura
peculiar como xml, json...,  aceitando aditivos como outras bibliotecas
para aumentar suas funcionalidades. De forma que você pode fazer o que bem
quiser usando SQLite. Para dispositivos móveis é muito dificil superá-lo.
A vantagem do FB sobre ele está em escrever um sistema cliente/servidor com
TB de dados e não mudar uma única linha e rodá-lo localmente e sem instalar
nada e em breve também terá versão para dispositivos móveis.

A criptografia nativa vem sendo solicitado não por causa dos motivos que
você tem alegado (distribuição), mas por causa da comoção criada pela NSA
de violar sistemas androids, ios, gmail,... e provavelmente não há host na
internet que eles não acessem. E o FirebirdSQL está aberto para eles, então
por isso o FB3 sairá com criptografia nativa permitindo inclusive que se
implemente sua própria criptografia, se a NSA já quebra AES-256 bits, será
dificil manter um banco inviolável no dia de hoje usando algoritimos
abertos, por essa razão será implementado em forma de plugins, voce escolhe
a criptografia desejada ou cria a sua própria.

Se o tempo de desenvolvimento de sua aplicação coincidir com o roadmap do
FB3 (parece que sai um rc em novembro, por enquanto, apenas sequencias de
beta) poderá usufruir, caso contrário é melhor implementar seu próprio
algoritimo de criptografia, recomendo que escreva seus
inserts/updates/deletes em forma de procedures para o caso de trocar de
linguagem depois, por exemplo, eu tenho o mesmo sistema em php e delphi,
com as regras no banco, a linguagem escolhida não é importante para mim. Se
voce é uma softhouse e quer algo multi-banco, então daí é o contrário faça
tudo no programa usando alguma framework que também seja multibanco.

[]´s e boa sorte.