[firebase-br] SYSDBA Cracked

Qatan wanstadnik em gmail.com
Ter Jul 8 04:08:08 -03 2014

Olá Alexandre,

Artigo interessante e nostalgico...
Andei por caminhos parecidos, TK200, Apple IIe, Solution16, Hotbit com fita
K7, Disco flexível 8", Basic, Lotus 1-2-3, Wordstar, Redator, Quattro, DBase
II / III, Clipper, PC-XT e quem tinha um Itautec ou Microtec era top...
Cheguei a ver um IBM 3090 e cartões perfurados em funcionamento...
Só não cheguei a trabalhar em grandes empresas, na realidade parei com a
carreira quando usava CA-Clipper 5.2e (na crista da onda na época). Isso foi
em 1992 e só recentemente (2010) retomei com o Harbour, fiquei surpreso que
ainda podia usar os meus conhecimentos quase que esquecidos, agora estou
querendo fazer um pequeno ERP e usar o Firebird, também queria fazer alguns
pequenos programas monousuário para acessar bases de informações, só que não
queria que as minhas bases fossem "distribuidas" livremente sem o meu
programa junto, entendeu? É por isso que queria a criptografia... bom, se
vier será muito bem-vinda!
Obrigado por seu input.

Qatan

-----Original Message-----
From: Alexandre Pereira Bühler
Sent: Tuesday, July 08, 2014 8:31 AM
To: FireBase
Subject: Re: [firebase-br] SYSDBA Cracked

O que eu acho da criptografia no Firebird 3? Bem vamos lá.
Sou do tempo do irc, bbc, tk 82c ligado a televisão rodando programa
através de fita cassete, ms-dos, dbase, wordstar,... quem tinha 286 era
rei. Somente não sou do tempo do cartão perfurado e fortran porque sou
jovem demais para isto.
Passei por empresa de fundo de quintal e por multinacionais.
Já abri arquivos em binários compilados em C, C++, Delphi e etc com
editores hexadecimais atrás de senhas e dados com permissão dos donos.
Quem não o fez por curiosidade? Descobri algumas coisas hehehehe.
Mas não sou o melhor do mundo em programação e nem sou um hacker,
cracker, lamer...
Sei que depois de tanto tempo no mundo da informática a melhor segurança
para dados e guardar toda informação num hd e depois colocar fogo. O que
sobrar deve passar pelo crivo de um bigorna e martelo. Depois jogue na
fossa de nassau.
Olha só! A pouco tempo tivemos falhas no openssl
(http://heartbleed.com/). Quem esperaria por isto?
Isto afetou muitos lugares que exigem mais criptografia que nossos meros
softwares.
Aprendi que em segurança da informação faça sua parte e explique ao
cliente a parte dele. Não existe segurança 100% e não garanta (prometa)
esta segurança de 100%. Depois reze a Deus para que dê tudo certo. Sem
as benção dele nada vai para frente.
Não entendam mal. A criptografia é bem vinda. Somente que criptografia é
como antivírus, lhe da uma falsa sensação de segurança. Criptografia:
ruim com ela, pior sem ela.
Mais de 70% do hackerismo é social (leia-se engenharia social). O cara
não vai usar o programa x que ele desenvolveu em algumas semanas
especificamente para quebrar seu software com criptografia AES 256.
Somente burro faz isto. Somente um burro quer perder tempo fazendo isto.
Seu concorrente, seu amigo, seu "hacker favorito",... Ele vai chegar em
você e no seu cliente,... E direta ou indiretamente você ou seu cliente
irão entregar tudo de mão beijada.
Já vi isto acontecer muitas e muitas vezes. Seja em multinacionais,
bancos, empresas fundo de quintal. Por isto especifico nos meus
contratos que não sou responsável em situações como esta.
Na verdade o que queria dizer antes de escrever todo este livro é: faça
uso da  criptografia, mas não vire um radical.
Não vai adiantar nada. Lembra daquela história do: "Eu vou te contar um
segredo mas não conta para ninguem?" hehehehehehe. Todo mundo sabia de
tudo no dia seguinte.
Emfin boa sorte a todos nós. E desculpe o OFF-TOPIC.

Alexandre Pereira Bühler
Linux User: 397.546

Simão &  Bühler Ltda (Infobrindes)
http://www.simaoebuhler.com.br