[firebase-br] SYSDBA Cracked

Qatan wanstadnik em gmail.com
Seg Jul 7 15:31:47 -03 2014

Olá Paulo,

>A meu ver é mais uma questão de segurança do servidor do banco de dados,
>vou seguir meu caso, desenvolvo para terceiros, o banco de dados é
>propriedade do cliente, é ele quem tem cuidar da segurança do mesmo, se ele
>deixa qualquer ter acesso ao arquivo físico, isto é, entrar no servidor são
>os dados dele que estarão em risco, fora isso é criado uma senha para
>acesso ao banco, se ele libera para qualquer um, voltamos a questão dos
>dados são dele, e o risco também.
>
>Resumindo, senhas servem para inibir, mas se não usadas com
>responsabilidade, não tem valia alguma.

> [...]

Compreendo sua posição e acho interessante mas no meu caso específico eu
sinto que a responsabilidade pela segurança é minha.
O usuário é quem vai ser prejudicado, mas quem tem que saber como proteger
os dados sou eu. Não posso permitir que sejam tão facilmente violados...
Como isso é possível? Até o SQLite tem uma criptografia violenta que não ví
ninguém violar (www.sqlcipher.net)
A boa notícia é que é possível que vai surgir algum tipo de criptografia em
formato de plugin para o Firebird 3.0
Acho que os desenvolvedores estão vendo o problema óbvio e estão planejando
resolver isso.

Obrigado pelo retorno e participação.

Qatan