[firebase-br] SYSDBA Cracked

Qatan wanstadnik em gmail.com
Seg Jul 7 13:19:47 -03 2014

Olá todos,

Estou pesquisando um pouco mais sobre o Firebird e gostaria de saber mais sobre segurança...

Lí em algum lugar que não adianta mudar senha do SYSDBA ou mesmo criar outro usuário pois se alguém tiver acesso ao .FDB e instalar em outro computador em que o SYSDBA está sob o controle do usuário então terá acesso total ao banco de dados como administrador... isso é verdade? Tem como evitar isso? Como?

Outra pergunta... o erro que retorna no caso de uma violação de chave primária (ou qualquer outro), vem em inglês, certo? Tem como ter esses erros em outras linguas? Eu queria saber como, tem que instalar algum DLL diferente? Como posso fazer?
Claro que posso de dentro da minha aplicação, ler o CODIGO do erro e pegar a descrição da minha própria lista traduzida, mas imagino que deve já ter isso no próprio Firebird de alguma maneira, não tem?

Obrigado pelas dicas, muito bom participar do fórum, muito instrutivo.

Qatan