[firebase-br] Exemplos nacionais de sistes que usam firebird

Seg Jul 7 13:02:41 -03 2014

Bom dia/tarde/noite Alexandre.

Trabalho com PHP5 e Firebird 2.1 super server em meu site (
http://www.smartsolutionfactory.com.br ).

Fiz um sistema de postagem de anúncios que tinha alguns clientes, e
funcionou redondo pelo tempo em que houve demanda.

Estou com muitas outras idéias de sistemas webs para implementar.

Já trabalhei em várias empresas, e consequentemente, trabalhei com
vários tipos de SGBDs (Oracle, M$ SQL Server, etc...).

Comparando os prós e contras desses SGBDs, posso dizer com conhecimento
de causa que eu não troco o Firebird por nenhum outro SGBD.

Os recursos que ele tem são excelentes, e atendem a praticamente todos
os tipos de situações. Digo "praticamente" porque Murphy é um cara muito
eficiente.

Tanto usando em sistemas desktops (geralmente desenvolvo em Delphi7),
quanto para a web (tanto em Delphi7 quanto em PHP), o Firebird é show de
bola.

Realmente o único ponto negativo que vejo nele é a lentidão da
comunicação (o protocolo de comunicação que foi implementado entre a
DLL/SO cliente do FB e o próprio FB), mas que só é sentida quando se
acessa o FB remotamente.

O único ponto negativo que vejo na combinação de PHP com Firebird é que
essas últimas versões do PHP não conseguem mais trabalhar com campos
binários (BLOBs) do FB. Tive que resolver de outra forma, pois guardo
alguns arquivos dentro do SGBD. Mas tudo ficou dentro da mesma base de
dados, ou seja, não tenho o menor risco de referenciar um arquivo que
não existe.

Sempre que uso o FB eu coloco ele na mesma sub-rede que as aplicações
que o acessam (tanto web quanto desktop) e nessa situação, ele é
simplesmente fantástico.

A PSQL tem evoluído bastante, e está simplesmente fantástica.

Que me perdoe a Oracle e a Micro$oft, mas ainda não vi um SGBD que me
desse o mesmo custo/benefício que o FB.

Precisando de ajuda, é só avisar.