[firebase-br] Create user / change password

Qatan wanstadnik em gmail.com
Seg Jul 7 07:20:37 -03 2014

Olá todos,

Sou novo na lista, meu nome é Qatan a.k.a. Mario Wan Stadnik e eu uso
Harbour para desenvolver (extensão Clipper para 32/64 bits) e quando lí a
respeito do Firebird gostei muito, especialmente porque posso fazer
programas embaracados com ele e isso me interessa também pois alguns
programas são voltados para uso monousuário e eu estava querendo fazer in
SQLite mas com Firebird eu posso usar da mesma maneira tanto para
multiusuário como para monousuário.

Como diz no assunto, tem como fazer isso sem usar GSEC?

Eu queria fazer isso de dentro de minha aplicação em Harbour mas como não
conheço Firebird muito bem (comecei esta semana) então não sei se isso é
possível sem usar o utilitário GSEC.

Outra questão é se tem como criptografar a base de dados... pois como é
aplicação embarcada então a questão de "segurança no servidor" (que na
realidade não existe) não vale no meu caso pois o arquivo vai ficar
acessivel e exposto para todos usuários, ou seja, criptografia neste caso é
essencial... e eu posso fazer isso via aplicação mas evidentemente eu não
queria reinventar a roda e queria ganhar em desempenho... tem algo já no
Firebird? No SQLite tem o SQLCipher (AES 256) que é excelente, quase não
nota diferença no desempenho e quando o banco de dados está critografado nem
é reconhecido mais como um banco de dados SQLite, ninguém sequer sabe o que
é... apenas um arquivo cheio de caracteres estranhos e que se não for
devidamente aberto por um programa apropriado com a CHAVE é absolutamente
inútil. Se existir um FireCipher seria ótimo.

Obrigado por qualquer ajuda.

Qatan