[firebase-br] DÚVIDAS COM SUM

Carlos Eduardo B. D. Ferraz cebdferraz em gmail.com
Sex Fev 14 14:26:11 -03 2014

Kleberson,

Ao utilizar o Group By com todos os campos, você está somando apenas os
registros que são iguais! Por exemplo:
Tabela Ex
ID | Produto | Marca | Quantidade
1  |    X        |   MX   |    2
2  |    Y       |   MY   |  10
3  |    Z       |    MZ   |    3
4  |   A       |    MZ    |  7

Ao fazer:
SELECT ID, Produto, Marca, Sum(Quantidade)
FROM Ex
Group By ID, Produto, Marca

O Resultado será a soma da quantidade para cada registro agrupado. Como o
ID é único para cada registro e todos os produtos são diferentes, nada será
agrupado e consequentemente a soma será igual a própria quantidade.

Portanto, caso queira somar a quantidade de acordo com a Marca é necessário
remover as outras informações do select:
SELECT Marca, Sum(Quantidade)
FROM Ex
Group By Marca

*Atenciosamente,*
Carlos Eduardo B. D. Ferraz - cebdferraz em gmail.com