[firebase-br] Firebird-Exceptions

Mário Reis mariodosreyx em gmail.com
Ter Dez 23 23:34:35 -03 2014

Prezado Cantú,

Esta é uma questão que me aflige há algum tempo e tem a ver com a passagem
de informação util ao cliente no0 front-end.
Haverá alguma forma de, quando tratamos a excepção retornar ao cliente
qual a Primary Key (ou Unique Key) duplicada?
Quando tratamos inputs registo de um ID CARD qualquer isso não é
importante porque é aquela chave que estamos a querer introduzir que está
repetida mas, ainda assim, ajudaria dizer que é no registo N.º tal.
Porém, o mesmo não acontece quando tratamos ficheiros/dados em batch onde
é levantada uma excepção sem que seja possível dizer ao qual o registo
relativo ou a chave que a está gerando o erro, sendo que acredito que no
Core do FB há-de haver uma maneira de saber-se qual é essa chave repetida
ou/e esse regsto relativo já que de outro mado a excepçãonão seria
levantada. Certo?
E, sendo possível isso seria uma ajuda tremenda para quem tem de tratar
processamento de ficheiros em batch de milhares de registos, porque aí
você poderia escrever num log seu que a chave "A1B2C3" está repetida e é o
registo xpto, ou mesmo na mensagem destinada ao utilizador que a chave tal
já existe e é o registo tal.
Espero que tenha conseguido fazer-me entender e que V. possa ajudar a
n/comunidade.
Obrigado

Mário Reis