[firebase-br] Cluster X PageSize

Sex Dez 19 17:59:19 -03 2014

O tamanho do cluster é definido quando você formata o HD, então
antes de qualquer coisa, verifique realmente se no seu caso é 4K.

Uma página maior do que o cluster significa que quando o Firebird
gravar uma página, o SO terá que gravar mais de um cluster, gerando
mais I/O. O inverso também se aplica: se a página é menor que o
cluster, a gravação de uma página pelo FB geraria um desperdício de
I/O, pois não dá pra gravar "meio cluster". Por isso, geralmente é
recomendado usar as páginas do mesmo tamanho do cluster, no entanto,
há situações onde isso pode não se aplicar, por exemplo, se você tem
um índice com profundidade maior que 3, então será necessário aumentar
o tamanho da página para que a performance do índice não seja
prejudicada, e nem sempre será "possível/desejado" aumentar também o
tamanho do cluster.

Resumindo: não existe fórmula mágica, o ideal é que vc faça testes com
diferentes tamanhos e chegue no tamanho ideal pra página e pro cluster
para o seu caso. Hoje em dia, a recomendação "genérica" é usar páginas
de 8K.

[]s
Carlos H. Cantu