[firebase-br] RES: Backup com nbackup

Kesley Fernando Boletti kesley em engesoft.com
Ter Dez 16 16:01:02 -03 2014

Tem como disponibilizar essa ferramenta para o grupo ? Ou caso tenha custo,
pode colocar o valor para aquisição.

-----Mensagem original-----
De: lista [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Sandro Souza
Enviada em: terça-feira, 16 de dezembro de 2014 13:43
Para: FireBase; Renilson Santos Moura
Assunto: Re: [firebase-br] Backup com nbackup

Bom dia/tarde/noite Renilson.

Nobre amigo, até agora só sei que pode ocorrer problemas se a versão do
Firebird for inferior a 2.5.3.

Se você já achou fantástica a velocidade de backup usando o nbackup,
você vai se surpreender quando começar a usar os níveis de backup dele.

Fiz até uma ferramenta de agendamento de backup usando o nbackup.

No nível zero, o nbackup copia a base de dados inteira como está, e
acredito eu, sem nem remover o lixo, o que é uma pena, mas funciona.

A data e hora do último backup feito em cada nível é salva na própria
base de dados, e ela serve para gerar os backups incrementais.

Por exemplo, quando eu cadastro uma nova base de dados na minha
ferramenta, ela já aciona o nbackup para criar um backup de nível zero
daquela base de dados, ou seja, uma cópia fiel do arquivo que contém a
base de dados.

Como a cópia não é compactada (o nbackup não compacta) minha ferramenta
compacta o arquivo gerado, usando a unidade ZLib que vem no próprio Delphi.

Dentro da base de dados já fica salva a data e hora (acredito que seja
um timestamp) do último momento do backup do nível zero.

Imediatamente após isso, minha ferramenta aciona o nbackup para gerar um
backup incremental para cada um dos outros níveis que utilizo, ou seja:

- A cada início de ano, a ferramenta gera um backup incremental da base,
com nível 1, gerando apenas um backup das diferenças do backup completo
(nível zero) até aquele momento do backup de nível 1 (anual).

- A cada início de mês, a ferramenta gera um backup incremental da base,
com nível 2, gerando apenas um backup das diferenças do último backup
anual (nível 1) até aquele momento do backup de nível 2 (mensal).

- A cada início de dia, a ferramenta gera um backup incremental da base,
com nível 3, gerando apenas um backup das diferenças do último backup
mensal (nível 2) até aquele momento do backup de nível 3 (diário).

- A cada início de hora, a ferramenta gera um backup incremental da
base, com nível 4, gerando apenas um backup das diferenças do último
backup diário (nível 3) até aquele momento do backup de nível 4 (horário).

- A cada 10 minutos, a ferramenta gera um backup incremental da base,
com nível 5, gerando apenas um backup das diferenças do último backup
horário (nível 4) até aquele momento do backup de nível 5 (a cada 10
minutos).

A própria ferramenta compacta cada arquivo de backup que foi gerado pelo
nbackup e salva em uma árvore de pastas específica.

Com esse esquema de backups diferenciais, pela própria ferramenta, você
pode restaurar a base de dados para qualquer data e hora com a resolução
de 10 minutos.

A ferramenta faz a chamada do nbackup informando a sequência de arquivos
de backup incrementais (após descompactá-los, é claro) para que o
nbackup possa restaurar a base de dados aplicando cada um dos níveis
utilizados (primeiro a cópia completa (nível zero), depois a anual
(nível 1), etc...).

Na minha humilde opinião, esse é o grande diferencial do nbackup.
Backups diferenciais contém apenas as diferenças (inclusões, alterações
e exclusões) entre os momentos dos backups, além de serem gerados de
forma muito mais rápida, ocupam muito menos espaço.

Para mim, o Firebird ganhou muito valor com o nbackup. Se eu já o
considerava excelente, agora já o considero supra sumo.

Extremamente prático nos momentos de emergência.

use:http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107