[firebase-br] Frequencia de backups/restore

Ter Dez 16 13:27:35 -03 2014

Para isso que falou sobre transações, não é necessário um restore, só o
backup ou sweeping manual(não recomendo).
Se eventualmente estiver falando das transações ainda em atividade, o custo
de parar o banco para backup e depois fazer um restore não é compensatório,
além do tempo perdido, há as estatísticas que se perderão. Numa base de
dados com muitos indices, acho fundamental não perde-las.

A questão da fragmentação é controversa, mas entendo que sistemas windows
se fragmentam demais, especialmente se o sistema não é dedicado ao FB,
ainda assim, seria melhor estudar o quanto o arquivo de dados está
fragmentado antes de propor backup seguido dum restore, alguns programas
desfragmentadores podem mostrar a fragmentação de um único arquivo e talvez
isso revele a necessidade ou não do procedimento. Se a base for gigantesca
com fragmentação recorrente, talvez seja melhor usar arquivos de dados com
tamanhos fixos ou arbitrar valores maiores para o growing.

Minha sugestão é tratar do problema depois de saber qual é, algumas
ferramentas como ibsurgeon tá aí pra isso.
Não recomendo fazer backup seguido dum restore sistematicamente como se
fosse um extintor que deva ser trocado no vencimento tendo usado ou não.

[]´s

B em B@BU     iB em M@B.  B em MBBO   MBBMMB em B@BZLr    E@@@@i      r@@@BU
vB em M@O     E em B@Bu   BBBM em 0   G em MMM@N8MBB em ZP5r  B em B@k      8B@@O
 OB em B@q   2 em BBBM    B em B@BO   BB em B@B,.:,7B em B@@L uB em B@,    OB em B@.