[firebase-br] Backup com nbackup

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Ter Dez 16 10:45:58 -03 2014

O nbackup não é bem um backup e sim uma copia do banco de dados feita pelo
engine do banco com isto mantendo a consistência, sem ter o prb de copia de
banco com ele em uso onde pode ter corrupção. Ai depende do que vc quer
usar, pode ser ou não recomendado.

Se vc quer usar como backup incremental, para passar de modo rápido de um
lugar para outro, ou até mesmo um backup inteiro que não se preocupe mais
com velocidade do q um espaço ou manutenção do banco ele pode ser uma
alternativa.

Agora as desvantagens dele são que por ser uma cópia, ao restaurar ele não
se recria as estruturas do banco, mantendo fragmentação e garbage que ja
tenha. Para armazenamento de varios backups tb é ruim pelo mesmo motivo,
pois vc vai estar guardando um dado que é bem maior que um backup
tradicional pq vai ter todos os indices, paginas inativas e sobra de espaço
dos registros no nbackup final, coisa que em um backup pelo gbak não vem.