[firebase-br] Opniao em criptografia

Qua Dez 10 10:34:12 -03 2014

Todo hash é quebrável por força bruta, a questão é o tempo e a relevância
da senha.
Como as pessoas gostam de usar datas e nomes como senha, então o algorítimo
que tenta quebrá-lo fica comparando usando um dicionário morfológico (que
usa regex), mas fica muito difícil para esses programas automáticos de
força bruta se você usar uma senha desconexa como A@#1vhz9, quanto mais
algarismo, melhor fica.

Se o hash fosse para autenticar-se, isso seria um problema porque um ataque
de dicionário testaria tudo mesmo que acabassem as ocorrências do
dicionário até conseguir logar-se - daí o fator tempo -, porém se usado
deliberadamente para esconder uma informação no banco de dados então
torna-se inquebrável porque um hash sempre produzirá um valor que você não
tem como saber se é certo ou errado, daí minha dica de usar um campo extra
para guardar um checksum da informação - que poderia ser excluído e dar
ainda mais segurança.

inte+