[firebase-br] Replicar Dados

Sex Dez 5 11:42:15 -03 2014

Gilson,

Há muitas formas de replicar dados, e cada sistema tem que adotar um método
diferente porque não se trata na maior parte das vezes de um espelhamento
de tudo, mas uma sincronização de dados previamente arbitrados.
Um que eu gosto e que parece simples para replicação unidirecional é você
ter campos como LAST_UPDATE e LAST_OWNER para guardar respectivamente a
ultima alteração e quem alterou aquele registros.
Num dado momento, voce roda uma rotina que criaria um script para
insert/update para enviar apenas o movimento do período.
Neste modelo não há exclusões, apenas um status para cancelado.

Eu tenho um colega que cada operação gera um arquivo individual com a
designação AAAAMMDDHHMMSS-EMPRESA-update.xml.gz que vai para uma pasta
sincronizada com FTP, o programa do outro lado pega esses arquivos e
executá-os na ordem, depois de executado, move-os para outra pasta. Ele é
bem generico porque permite que outros aplicativos se aproveitem da mesma
estrutura, por exemplo, representantes podem enviar seus pedidos pelo mesmo
método.

Como vê, cada um precisa de um mecanismo diferente, mas não gosto muito da
idéia de usar triggers como o pessoal sugeriu porque em dados momentos você
fará manutenção e precisará alterar uma trigger para tanto ajustar uma
regra de banco como manter a regra de replicação e daí fica muito mais
dificil dar manutenção ao programa, especialmente quando há um lapso de
tempo onde os dados não foram sincronizados porque estava em manutenção
sistemica, mas a applicacao local tava funcionando.

inte+ e boa sorte.

B em B@BU     iB em M@B.  B em MBBO   MBBMMB em B@BZLr    E@@@@i      r@@@BU
vB em M@O     E em B@Bu   BBBM em 0   G em MMM@N8MBB em ZP5r  B em B@k      8B@@O
 OB em B@q   2 em BBBM    B em B@BO   BB em B@B,.:,7B em B@@L uB em B@,    OB em B@.