[firebase-br] Como vocês destroem os objetos...

Sex Ago 15 11:54:36 -03 2014

O segundo link parece fazer mais sentido para mim já que você deposita seus
métodos numa variável, isso te dá grande flexibilidade e não abriria mão
disso nunca.
Em objetos com métodos como close, eof, ... eu evitaria o uso do 'with
objeto do' porque sou paranóico, se der um Free, como posso garantir que tá
liberando o objeto do with e não o do formulário? Não dá para confiar no
Delphi, se você confia algum dia irá dizer:'Em todos esses anos nessa
indústria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece.'. O with para
mim faz muito mais sentido com typecasting.

Por fim, só use prepare se realmente pretende usar parametros que trocará
todo instante porque o prepare/unprepare consome recursos do servidor.

A rigor um objeto é criado assim:
var
L:TStringList;
begin
  L:=nil;
  (...)
  L:=TStringList.Create;
  (...)
  L.Free;

Sei, ninguem usa :=Nil antes de criar uma variavel como essa, pois é, uma
coisa é você aprender a maneira acadêmica e outra na prática. Essa é uma
recomendação do gerenciador de memória do Delphi, não sei exatamente porque
eles recomendaram isso e nunca fiz, mas noto que em testes, o compilador
remove alguns warnings quando tô usando L:=nil.

O FreeAndNil é um jeito peculiar de usar nil antes de liberá-lo. Alguns
objetos compartilham apontamentos de endereço, tirar um objeto de lá e pode
causar alguns access violation com os demais objetos que tinham apontado
para esse objeto, então é saudável apontar nil e se houver instancias
compartilhadas tambem receberão nil automagicamente, então liberação
posterior não será mais problema. Eu sou solidário ao usar FreeAndNil(L)
sempre porque eu acho mais elegante por padronizar uma mesma forma para
qualquer objeto, enquanto que apenas .Free poderá ser usado, mas nem
sempre, alguns objetos ou componentes precisarão de FreeAndNil.

B em B@BU     iB em M@B.  B em MBBO   MBBMMB em B@BZLr    E@@@@i      r@@@BU
vB em M@O     E em B@Bu   BBBM em 0   G em MMM@N8MBB em ZP5r  B em B@k      8B@@O
 OB em B@q   2 em BBBM    B em B@BO   BB em B@B,.:,7B em B@@L uB em B@,    OB em B@.
 ,@@@B@   @BBB@,    @BBB em 8   M em M@@@     PB em B@B  @@@BN   iB em B@L