[firebase-br] HD SSD

Joao Ferreira jfsferreira em gmail.com
Seg Ago 4 17:09:06 -03 2014

A ideía de se adquirir discos SSD para se ter aplicações a responder
extremamente rápidas é excelente. Porém, e com em todas as coisas boas
existe um senão, é preciso tomar cuidado com o que se pretende fazer do
disco. Um disco SSD é excelente para se ler de uma forma extremamente
rápida qulquer informação nele contida, mas se for usado, como parece ser o
caso, para hospedar um banco de dados, o ciclo de escrita/leitura vai fazer
com que ele vai se degradando rapidamente com o tempo e possa mesmo vir a
sofrer erros de escrita/leitura...

Digo isto por experiência própria, após ter adquirido um Kingston de 256GB
para usar como disco exclusivo para o banco de dados, notei que ao fim de
alguns meses o seu desempenho baixara significativamente e que apresentava
já sectores danificados. Após contacto com o suporte técnico, foi-me dito
que não era possível garantir a integridade dos dados se fosse ultrapassada
o limnite de escritas.

Por isso, fica aqui apena o aviso.

No dia 4 de Agosto de 2014 às 15:55, Fabian Kruszelnicki <fabianmk em gmail.com