[firebase-br] RES: Lentidão para abrir DB

Felix - SOL Informática felix em solsistemas.com
Sáb Ago 2 14:36:59 -03 2014

1. Banco de dados local, servidor em lan ou conexão remota / via Internet?
2. Qual hardware do(s) equipamento(s)?
3. Sistema desenvolvido em qual linguagem? Delphi a meu ver, correto?
4. Outros já citaram, voce tem alguma rotina de pesquisa ou manutenção na
abertura do sistema?
5. Conexão via IBExpert / Flamerobin também está lenta?
6. 'Miserável' GBPlugin nessa máquina?

Francisco Felix
www.solsistemas.com

-----Mensagem original-----
De: lista [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Pineli
Enviada em: sábado, 2 de agosto de 2014 13:59
Para: FireBase
Assunto: [firebase-br] Lentidão para abrir DB

Ola boa tarde a todos,

A um bom tempo utilizo  Firebird como banco de dados, maioria dos casos no
modo embarcado. Tenho um cliente que esta reclamando que que software demora
para abrir uns 50 segundos, o que eu acho normal.

O banco tem 5 Gigas até o momento, possui uma tabala que no caso dele insere
+/- 150 registros por dia, ele precisa ter dados rápidos pelo menos durante
5 anos. Ai penso em 6 meses demora 50 segundos em 5 anos ele não via mais
poder fechar a aplicação.

Uso a versão 2.5.2

minha rotina de conexão esta em um thread só para o DB

    SQLconexao                                           :=
TSQLConnection.Create(application);
    SQLConexao.ConnectionName                            := 'IBConnection';
    SQLconexao.DriverName                                := 'Interbase';
    SQLConexao.GetDriverFunc                             :=
'getSQLDriverINTERBASE';
    SQLconexao.LibraryName                               := 'dbexpint.dll';
    SQLconexao.LoginPrompt                               := false;
    SQLconexao.VendorLib                                 := 'gds32.dll';
    SQLConexao.Params.Values['DriverName']               := 'Interbase';
    SQLConexao.Params.Values['Database']                 := 'db\SRV01.FDB';
    SQLConexao.Params.Values['RoleName']                 := 'RoleName';
    SQLConexao.Params.Values['User_Name']                := 'sysdba';
    SQLConexao.Params.Values['Password']                 := 'masterkey';
    SQLConexao.Params.Values['SQLDialect']               := '3';
    SQLConexao.Params.Values['LocaleCode']               := '0000';
    SQLConexao.Params.Values['BlobSize']                 := '-1';
    SQLConexao.Params.Values['CommitRetain']             := 'False';
    SQLConexao.Params.Values['WaitOnLocks']              := 'True';
    SQLConexao.Params.Values['Interbase TransIsolation'] := 'ReadCommited';
    SQLConexao.Params.Values['Trim Char']                := 'False';
    SQLconexao.Connected                                 := true;

É normal isso como poderia otimizar isto?

Abraço

Jose Carlos