[firebase-br] Seria um BUG do Firebird-2.5.2.26540.0 para x64 ????

Ter Set 17 14:26:21 -03 2013

Sabe que é, usamos insert todos os dias, sem nunca ocorrer isso que você
falou.
Já que não estou com os seus dados, é fácil chutar que é problema de parser
como falta de virgula, aspa a mais, etc...
Só para saber que estamos falando da mesma coisa, é aspas simples, certo ?
Apostofro  (aquela em forma de virgula sobreescrita) não dá certo.
Talvez se voce colasse a query que falha exatamente como está, talvez
enxergássemos ao que você não viu.
Uma vez criei um arquivo .cmd e a primeira linha era um @echo off, que
simplesmente não funcionava, mas quando repetia o mesmo comando na segunda
linha funcionava. O que parecia assombração se revelou um problema de
"encodação", apesar de não ver nenhum erro, meu editor de textos
(notepad++) salvou o arquivo em UTF-8, fazendo a primeira linha do arquivo
sempre dar erro de sintaxe por  causa de caracteres ocultos junto com o
@echo off.
Só para exemplificar que mesmo os mais experientes deslizam.