[firebase-br] Seria um BUG do Firebird-2.5.2.26540.0 para x64 ????

Marson (GMail) marsonluis em gmail.com
Ter Set 17 11:08:21 -03 2013

     Já havia comentado sobre o problema, alguns colegas da lista me
sugeriram substituir o uso de ParamByName pela escrita direta da string
mas, não funcionou, sem tempo para pesquisas e testes (o cliente estava
apertando) precisei trocar todo o método de funcionamento e solucionou
por algum tempo ... até agora ... pois surgiu uma nova situação onde,
agora, identifiquei o ponto exato do problema.
     Bem, voltando algumas casa atrás, a algum tempo pedi a ajuda para
um problema que aparentava ser do Uso de um TIBStoredProc em Delphi 5
para Firebird 2.5 onde, quando passado um parâmetro string
(Delphi)/varchar (Firebird) o conteúdo da variável, sendo realmente uma
string como 'XXX' chegava de forma literal ao lado do server onde, o
serviço "reclamava" dizendo não existir a coluna XXX (literal). Porém,
essa coluna pode ter um número (a maioria dos casos) que não apresenta
erro. Afinal, o literal de '1234' é 1234, que para o Firebird é válido.
     Agora, fazendo testes mais completos, tentando "enrolar" o
server/parser, descobri que o erro não está no Delphi 5, nem tão pouco
em seu componente TIB... ou na Stored Procedure no Firebird mas, sim, no
comando INSERT dentro da SP. Não sei por que, nesse caso único dentro do
banco, se eu fizer um INSERT INTO TABELA (CAMPO_VARCHAR_20) values
('XXX'), o banco diz que XXX é uma coluna desconhecida. Isso por dentro
do Delphi 5 e por meio do IBExpert. Notem que o comando possui o XXX
entre apóstrofes mas não o interpreta dessa forma ... se eu "quotar" o
XXX, funciona, mas as apóstrofes ficarão dentro da coluna, no banco, o
que para mim não é útil.

     Bem, espero ter-me feito entender e aguardo por uma ajuda pois não
sei mais para onde "correr" :-/

     Grato pela atenção da lista.

Márson de Paula