[firebase-br] Backup

Ter Set 17 10:38:07 -03 2013

GS> Na versão 2.5, não dá para copiar o arquivo com ele sendo utilizado.

Dá pra copiar sim.

Copiar o arquivo com conexões ativas pode corromper a base *original*
se o Firebird for o Classic. O problema ocorrerá se o programa de
cópia (ou mesmo zip, rar, etc) colocar locks no arquivo enquanto ele é
copiado, e o Firebird tentar gravar alguma coisa justamente na parte
que está "lockada".

Independente do Firebird usado, copiar o BD com conexões de escrita
ativas muito provavelmente irá gerar uma cópia corrompida.

Se vc garante que não haverá conexões ativas (durante todo o processo
de cópia), e que tb não existe nada no cache do Firebird que ainda não
tenha sido gravado no disco, então estará seguro. Mas o indicado é
"travar" a base com o NBACKUP -L antes de fazer a cópia, e depois
destravar, ou então parar o serviço do Firebird e depois iniciar
novamente.

[]s
Carlos H. Cantu