[firebase-br] Charset e Collate

Sex Set 6 17:28:03 -03 2013

No site http://www.firebirdsql.org voce encontra todas as referencias de
charset, crie o banco com a definição de charset que lhe é conveniente e
transfira os dados.
É necessário que o aplicativo que faz essa transferência também esteja
setado para pegar dados num charset e transferir para outro charset que
seja compatível com o mesmo charset que usou no Access, senão não vai
adiantar porque ele vai transliterar esses caracteres num charset que não é
compatível ocasionando '?????'.

Depois de voce conseguir fazer essa transferência com sucesso, seria
conveniente repetir essa operação convertendo-o para UTF-8. Com UTF-8 voce
poderia ter diferentes grafias ao redor do mundo convivendo nas tabelas.

O collate não interfere na conversão do caractere e por enquanto não
precisa se importar com ele, voce vai se importar com ele depois, pois o
collate decide não a grafia, mas a interpretação da mesma, para nós,
brasileiros, é interessante que o collate tenha ordem de dicionário A-Z e
que não seja sensível ao case e acentuações. Cada charset tem seus collates
disponiveis, as vezes um collate que tem para um, não tem para outro
charset.