[firebase-br] Dimensionamento Servidor

Reinaldo diasmartins em gmail.com
Ter Out 29 11:37:02 -03 2013

É uma questão realmente que é díficil achar um senso em comum, porém já
dá para ter um horizonte a frente.

A questão de dinheiro, deve ser sim levada em consideração, pois
trata-se de uma empresa de call center do terceiro setor (setor
filantrópico) então todo investimento é sempre alto para eles, porém
temos que pedir o que seja necessário para rodar de forma satisfatória e
já projetando um crescimento, para daqui a 2 anos, não precisar chegar
no clietne e falar que ambiente está defazado.

Hoje já é utilizada uma solução de uma grande (enorme) empresa de
software com base MS-SQL, porém não voltada completamente para o setor
de atuação do cliente. E uma das preocupações da Equipe de TI, é
justamente com a questão de performance e segurança, uma vez que
hoje a base já tem cerca de 50 GB. Embora tenhamos reforçado a robustez
do Firebird para o cliente, que no começo estava meio relutante em aceitar.

Hoje alem das Consultas em SQL, existe a gravação de audio nas estações
e um programa que faz o sincronisco para o servidor.

Como disse, nunca trabalhei com o Firebird no modo Classic, então é algo
que ainda me sinto desconfortável para fazer, mas tenho materiais do FDD
fornecido pelo Eduardo Jedclizka sobre o tunning do banco usando
classic, e será algo inevitável de ser feito, então terei que estudar
"dar meus pulos" caso não consiga uma parceria para fazer isso essa
implantação.

Quanto ao servidor, a idéia inicial, é seguir o que o Cantu comentou, e
tentar adequar ao máximo a realidade do cliente, e a necessidade do Sistema.

De posse da informação de qual servidor será comprado e o número efetivo
de estações que serao utilizadas simutâneamente, partirei para a parte
de configuração do Banco.

Obrigado a todos.

Reinaldo