[firebase-br] Dimensionamento Servidor

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Ter Out 29 10:49:17 -03 2013

Marcos,

Estes valores de que vc tem de storage são de leituras sequencias. Estes
são valores teóricos que na vida real não acontecem porque a leitura de
banco de dados é feita de modo aleatório. Isto faz cair o tempo das HDDs em
muitas vezes. As SSD não tem este prb.
E velocidades de SSDs modernas são muito superiores que isto.. a que tenho
pra uso particular tem leitura e escrita que passam de 400mb/s. Isto pq uma
SSDs é a tecnologia de armazenamento, tendo versões SAS, podendo usar em
raid como qualquer HDD convencional, aumentando ainda mais velocidade e
confiabilidade delas.

Sobre storage usar uma unica ethernet gigabit vai capar a performance em
cerca de 100-120mb/s. Isto é limite fisico da midia de transporte. Se
quizer IO mais rapido do q isto é melhor discos locais mesmo.

Ainda sobre SSDs, um caso pratico. Tenho um cliente que usa 2 SSDs em raid
1 para um banco de dados firebird que hoje tem 60gb, desde 2010 e nunca
teve problema com isto. O OST do banco ta em 1.1 bilhoes (indica quantas
transações que o banco ja processou) com mais de 200 conexões simultâneas.
Recentemente ele comprou um servidor blade junto com um storage, mas com
placa de gigabit e migrou o banco pra la pra voltar depois pros SSDs pq a
performance caiu absurdamente.

Rodrigo