[firebase-br] Dimensionamento Servidor

Ter Out 29 09:38:13 -03 2013

Eu ainda não me sinto tranquilo em relação a usar SSDs para armazenar
BDs. O limite de escrita, mesmo dos atuais, pode sim ser um fator
problemático, dependendo do tamanho do seu banco e do próprio SSD, e
da quantidade de escrita que ele sofre. Quanto maior o banco e menor o
SSD, menos células livres pro algoritmo distribuir as escritas e
minimizar os efeitos do limite. Quanto maior o número de alterações
que o BD sofre, mais gravações no SSD.

Obviamente a performance dos SSDs é muito superior do que dos HDs.
Resta saber até que ponto você quer arriscar <g>

[]s
Carlos H. Cantu

RGdS> Memoria quanto mais melhor, isto é verdade só ate certo ponto, mas com uma
RGdS> boa quantidade o cache do sistema operacional vai fazer todo banco ficar em
RGdS> ram reduzindo em muito o uso de IO de disco. Outra coisa boa de se ter uma
RGdS> quantidade de ram com sobra é de fazer um ram disk e colocar o tmp do
RGdS> firebird la. Costumo fazer isto com o linux, mas deve ter algum utilitario
RGdS> para fazer equivalente no windows.

RGdS> HD, principalmente se tiver um IO alto de escrita, a melhor coisa que tem é
RGdS> pegar SSDs. São caras, mas vc não precisa pegar para o SO inteiro, e nem é
RGdS> recomendavel. Basta ter o suficiente para que o banco nao ocupe 50% delas.
RGdS> Ex. Se seus bancos somados não passar de 40gb, vc não precisa ter mais que
RGdS> 80gb de SSD, backups e tudo mais se grava em HDD mesmo. Elas funcionam bem
RGdS> com raid tb.
RGdS> O superserver é ruim de utilizar em qq tipo de configuração pq não
RGdS> aproveita mais que um core, entao de servidor sobraria o Super-Classic ou o
RGdS> Classic.

RGdS> De resto, sobre processamento do servidor, por mais que se tenha 150
RGdS> acessos simultaneos, nem todo mundo esta executando sqls de modo a
RGdS> sobrecarregar o processamento. Por experiencia propria, o uso de CPU sempre
RGdS> fica subaproveitado, pq se tem muitas pessoas utilizando consultas
RGdS> complexas simultaneamentes se pesa mais em IO de disco do que em cpu em si.
RGdS> Como o firebird roda uma sql individual em somente um core é mais
RGdS> importante se ter um processador de core rapido com menos cores, do que um
RGdS> com mais cores e menos processamento de cada um.

RGdS> Em 28 de outubro de 2013 16:05, Reinaldo
RGdS> <diasmartins em gmail.com> escreveu:

> [...]
RGdS> FireBase-BR (www.firebase.com.br) - Hospedado em www.locador.com.br
RGdS> Para saber como gerenciar/excluir seu cadastro na lista, use:
RGdS> http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107
RGdS> Para consultar mensagens antigas: http://firebase.com.br/pesquisa