[firebase-br] Dimensionamento Servidor

Marcos Weimer marcosweimer em gmail.com
Ter Out 29 08:16:07 -03 2013

SSD = Alto desempenho, baixa durabilidade (sei q melhoraram, mas HDs comuns
estão ai rodando a decadas sem problemas, eu mesmo tenho um hd de 80gb para
torrent, um ssd aguentaria a leitura/escrita d torrent por mias de 10 anos?)

SSD (eu particularmente) usaria para o boot e para o sistema, o BANCO
rodaria em outro HD ou RAID de HDs.

Quem sabe um "storage" (maquina só pra servir os dados) com RAID 10
separado do servidor com conexão gigabit. (e se for alimentar apenas um
servidor central, usaria iSCSI)

Sobre o RAID 10, sugiro que veja este link:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ktOAcRO_6LYJ:www.blog.sinco.net/2010/10/raid1-raid10.html+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

a taxa da raid 10  é de 191.5MB/s enquanto que um unico HD é de
97.7MB/s e em RAID 1 (espelho) a taxa é de 93.3MB/s

um HD SSD tem em média uma taxa de 186 a 188MB/s, então, se dinheiro não
seria um problema, eu partiria para um RAID 10 (desde que a placa e fonte
aguente o tranco),

Pensando em performance tambem poderia ser incluido (meio que obrigatório)
no pacote uma controladora PCI-e com pelo menos 32Mb de cache. (vc pode ver
naquele mesmo site eles testaram (tem la o modelo que utilizaram) os mesmos
discos no mesmo PC só que com uma controladora a taxa subiu de  191.5MB/s
para 230.4MB/s, isso é quase 40Mb/s a mais.

Dependendo da situação (muitos serviços) talvez seria interessante
distribuir a carga em mais de um servidor fazendo um cluster.

Claro, tudo teoria, como um pobre mortal vai ter grana pra fazer esses
tipos de testes.

-=Ma®©oS=-
Marcos R. Weimer
Delphi / C# / ASP.NET / PHP / WebServices / Firebird