[firebase-br] Dimensionamento Servidor

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Seg Out 28 23:20:04 -03 2013

Esta ideia de que o SSD tem tempo de vida curto ja esta ficando batido, é
historia do passado, e as de hoje suportam bem mais regravações do que vc
vai usar na vida util dela... se olhar em diversos sites já comentam que é
muito mais provavel uma ssd ter problema por algum circuito do que dos
falados limites de gravação por celula... alem disto se estamos falando de
raid 10 vc tem redundancia... em um eventual disastre de uma parar de
funcionar vc não perde dado algum.

Agora as vantagens por outro lado são absurdas uma unica SSD comum hoje em
dia consegue taxas de leitura e escrita randonomicas de uns 400mb/s... HDDs
sofrem em acesso random por causa do tempo de acesso, ainda mais em banco
de dados relacional aonde os dados a serem lidos de uma linha de consulta
ficam espalhados em diversas tabelas e com isto o acesso nunca é linear, e
em gravação é feita sem cache em ram, por motivos de segurança de dados, e
com isto não esperando juntar mais dados para uma escrita sequencial.

Neste link tem uns testes que sao antigos, as HDD melhoraram, mas imagino
que as SSD de hoje aumentaram ainda mais a vel. em %.
http://www.anandtech.com/show/2739/7

Um artigo de otimização de banco de dados com DB2, mas q pode ser aplicado
a outros como firebird
http://www.ibm.com/developerworks/br/data/library/dmmag/DBMag_2010_Issue1/DBMag_Issue109_Storage/