[firebase-br] Dimensionamento Servidor

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Seg Out 28 22:31:47 -03 2013

Memoria quanto mais melhor, isto é verdade só ate certo ponto, mas com uma
boa quantidade o cache do sistema operacional vai fazer todo banco ficar em
ram reduzindo em muito o uso de IO de disco. Outra coisa boa de se ter uma
quantidade de ram com sobra é de fazer um ram disk e colocar o tmp do
firebird la. Costumo fazer isto com o linux, mas deve ter algum utilitario
para fazer equivalente no windows.

HD, principalmente se tiver um IO alto de escrita, a melhor coisa que tem é
pegar SSDs. São caras, mas vc não precisa pegar para o SO inteiro, e nem é
recomendavel. Basta ter o suficiente para que o banco nao ocupe 50% delas.
Ex. Se seus bancos somados não passar de 40gb, vc não precisa ter mais que
80gb de SSD, backups e tudo mais se grava em HDD mesmo. Elas funcionam bem
com raid tb.
O superserver é ruim de utilizar em qq tipo de configuração pq não
aproveita mais que um core, entao de servidor sobraria o Super-Classic ou o
Classic.

De resto, sobre processamento do servidor, por mais que se tenha 150
acessos simultaneos, nem todo mundo esta executando sqls de modo a
sobrecarregar o processamento. Por experiencia propria, o uso de CPU sempre
fica subaproveitado, pq se tem muitas pessoas utilizando consultas
complexas simultaneamentes se pesa mais em IO de disco do que em cpu em si.
Como o firebird roda uma sql individual em somente um core é mais
importante se ter um processador de core rapido com menos cores, do que um
com mais cores e menos processamento de cada um.