[firebase-br] Dimensionamento Servidor

Frederico Godoi frederico.godoi em gmail.com
Seg Out 28 17:37:12 -03 2013

> Excelente tópico!

Vou  começar pela minha sugestão.

1. Acho que não precisa de outro servidor pra sua aplicação. Ela é Delphi?
Não da pra colocar pra rodar na próprias estações? Isso que faço com as
minhas. Assim temos do 1 servidor de banco de dados.

2. Sugestão de um servidor dell xeon com 1 processador de 6 núcleos. Eles
tem hyper threading. Viram 12 núcleos.
Assim já sabe que o ideal é Classic Server

3. 16 gb de memórias RAM. Assim vc fica mais livre pra ajustar o
Firebird.conf usando mais memória de acordo com seu consumo de pesquisas.

4. Gargalo é SEMPRE I/O. Invista em discos SAS de 15krpm. Fazem uma grande
diferença. RAID eu não entendo pra sugerir.

5. Segurança: Fonte redundante e placa de rede redundante.
RAID sempre, vejamos o que os amigos do fórum sugerem.
Backup programado.
nbackup NAO é recomendado porque FAZ o Firebird, então não uso.
Programe vários backups ao dia se preferir.
Acho que shadow é desnecessária com RAID eficiente, mas tbem vamos aguardar
as sugestões.

6. Sistema Operacional. Aquele onde, quem for administrar esse server saiba
melhor! Como disseram no ultimo FDD; "melhor um Windows bem configurado do
que um Linux mal configurado"
Mas Linux bem configurado é melhor

Abs

Frederico Godoi