[firebase-br] RES: RES: RES: desempenho do firebird xp - w7 e w8

Rubens - Computador rubens em solucaoempresarial.net
Sáb Out 19 20:00:57 -03 2013

Moacir Agradeço a explicação, pois esse cliente comprou da hp, e eles nao
explicaram isso
vou procurar um hd com controladora , ouvi dizer que os SSD fariam ficar
mais rapido tambem

agradeco

-----Mensagem Original-----
From: Moacir - Softin Sistemas
Sent: Saturday, October 19, 2013 7:41 AM
To: 'FireBase'
Subject: [firebase-br] RES: RES: RES: desempenho do firebird xp - w7 e w8

Rubens:

Tem um e-mail que recebi da lista há algum tempo e guardei pois era uma
informação muito útil. E há alguns dias atrás passei por uma problema aqui
na empresa entre um servidor XEON X IBM e para nossa grata surpresa, o
problema era cfe problema abaixo relacionado:

'A alguns dias, um cliente adquiriu um servidor DELL Power Edge (PET310),
6GB RAM, dois HD SAS 500GB com uma controladora SAS 6iR, para ser utilizada
como servidor de um banco de dados Firebird.
Atualmente o banco de dados estava rodando em um Semprom com 256MB de
memória RAM (ou seja, possuia vaga lembrança), mesmo assim os relatórios
tinham uma performance muito boa, a espera pelos resultados era mínima,
nunca houve reclamação.
Quando passamos o banco de dados para o novo servidor, a expectativa de alta
performance foi enorme, mas a decepção foi maior ainda.
Os relatórios que antes a espera era de 3 a 4 segundos, passou para 12 a 15
segundos, outros processos que demoravam um pouco, passou a demorar uma
eternidade.
Ficamos loucos com isso, começamos a depurar o sistema atras de selects mau
escritos, etc., mas era uma caso que a principio não tinha explicação, pois
o mesmo banco de dados quando copiado de volta para qualquer micro
xinguiling dava de 10 a zero do servidor DELL.
Isso durou uma semana até que conseguimos falar com um Analista de
Servidores da DELL que nós escreveu o seguinte:

"O servidor PET310 de TAG: DGD6QM1, está equipado com uma controladora SAS
6iR, essa controladora não possui cache e dessa forma não oferece uma grande
performance relacionada a leitura e escrita em disco.
Para “rodar” Banco de Dados é recomendado uma controladora com cache e
utilizar Raid 10, o servidor em questão está equipado com Raid 10 e não
temos cache."

E por telefone o mesmo analista disse que qualquer micro pessoal possui mais
cache que a configuração adquirida.
A sugestão foi trocar a controladora por uma com mais cache, o cliente
adquiriu uma com 512 de cache, e o resultado: qualquer coisa que coloque
para rodar lá vira um foguete, estou até com inveja, pois tenho um servidor
IBM Xeon que agora perde feio para o DELL.'

Espero ter ajudado.

Att,
Moacir