[firebase-br] Perda de Dados

Sex Nov 1 15:04:34 -03 2013

Os sistemas unix trabalham com ponteiros para os arquivos, chamados inodes,
assim quando voce renomeia ou move um arquivo com ele em uso não há nenhum
problema porque o inode sempre permanecerá o mesmo. Voce mesmo pode fazer
um teste, faça um download de arquivo, e enquanto estiver baixando tente
renomeiar ou movê-lo para outro lugar, o download será completado 100% e
sem erros mesmo assim porque ao mover o arquivo, inode permanecerá sempre o
mesmo.

O problema descrito na mensagem em inglês é que o camarada pode apagar um
arquivo em uso, porém o mesmo só será literalmente apagado quando o FB
desconectar-se dele, aceitando novas conexões e transações que no final
serão perdidas. Outro problema descrito é copiar arquivos de dados cujo
cache ainda não fez frush e portanto parcialmente em memória. Em ambos os
casos não é um problema do FB, mas um desconhecimento por parte do sysadmin
com respeito a manipulação de uso de arquivos em uso.

Mas estes casos diferem do problema do camarada, que como citou java,
compreendi que o servidor dele era Windows. Para mim, me pareceu apenas o
FB voltando no tempo até o ultimo checkpoint válido antes da corrupção da
base, como ele já tinha muito tempo sem backup, provavelmente a reparação
se deu automaticamente e foi identificado como perda de dados.