[firebase-br] Oftopic! Talvez não (Win7 32+Fb2.5.2+D7)

Mário Reis mariodosreyx em gmail.com
Qua Maio 22 22:00:43 -03 2013

Olá boa gente,

Deparei-me pela primeira vez com o seguinte problema: Tenho uma tabela
COBRANCAS c/ PK_COBRANCAS PRIMARY KEY
(COBRANCAS_ID,DT_COBRANCA,PROD_ID,LINHA_ID,SINAL); a dada altura necessitei

acrescentar mais um campo "ORDEM" à minha PK passando esta para:

PRIMARY KEY (COBRANCAS_ID,DT_COBRANCA,PROD_ID,LINHA_ID,SINAL, ORDEM)

onde "ORDEM" do tipo inteiro se igual a "0" = a registo vivo >0 registo
alterado n uma dada Data e Hora. A ideia era no DataSet Onfilterrecord

Accept := (MDODSCobrancasORDEM.AsInteger=0); e num click ver ou ocultar os
registo em histórico. E, funciona belíssimo, ou seja, a ideia funciona
mesmo, mas problema veio depois quando tentei actualizar ou abrir TMDOTable
or IBTable (ou IBDataSet) com a nova PK_COBRANCAS.

Comecei a receber, on fly, a mensagem "A TComponent PK_COBRANCAS already
exists"; andei na NET a investigar e não encontrei nada semelhante relativo
a PK!

Continuando a tentar perceber o motivo, e no meio destas tentativas,
apaguei e reconstrui a Primary Key várias vezes. Foi quando reparei numa
delas, que repondo a chave (PK) inicial(sem "ORDEM") o problema
desaparecia, melhor dizendo, a mensagem "A TComponent PK_COBRANCAS already
exists" Ora não é uma mensagem que pare o programa, mas estaremos de acordo
que não está bem até porque preciso da "ORDEM" para desempatar a PK. Além
disso no DataSet Editor ao tentar "Select Primary Keys" recebo a mesma
mensagem; e o facto mais curioso e estranho de todos: no D7->Inspector->
IndexDefs além do PK_COBRANCAS gera todas as vezes(que o apago) um novo
MDOTable1Index1..(apago e volta)Index3..Index5 e assim sucessivamente.

Já aconteceu isso a algum de vocês? Alguém pode ajudar com uma dica do que
possa estar a acontecer?

Desculpem se não é este o espaço certo por favor indiquem-me o link onde
deva colocá-lo. Obrigado

Abraços

Mário