[firebase-br] Transação travada

Lenon Belozi lenon.belozi em gmail.com
Qua Maio 15 08:59:15 -03 2013

Bom dia Senhores,

Tenho um sistema WEB - (PHP) com banco de dados Firebird. O sistema e bem
robusto e grande, devido ao negócio que estamos inseridos.

Minha dúvida é a seguinte:

Ocorre que algumas vezes algumas transações congelam no banco de dados, de
forma que se eu tentar fazer alguma alteração no registro "congelado" o
banco de dados não deixa, pois ocorre deadlock (Normal é uma segurançã do
banco de dados e isso é conceito de transação, só abre uma nova transação
se a anterior estiver sido concluida), porém como disse, em alguns casos
uma simples transação de UPDATE em apenas um campo de um registro congela
por horas.

Minha pergunta é:

Como faço para cancelar a transacao que congelou? Se eu tentar abrir outra
transacao no registro ele acusa deadlock e informa o numero da transacao,
eu consigo encerrar essa transação na "unha"? Existe recurso no firebird
que eu consiga monitorar transações abertas no banco de dados ou ate mesmo
saber quantas transações meu banco realiza por dia?

Grato pela atenção de todos.

Atencisoamente.

--
*Lenon Carvalho Belozi

Técnico de Informática - Pio Xll
Graduando do curso Sistemas de Informação
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF*