[firebase-br] firebird na internet

Sex Mar 8 17:03:37 -03 2013

Quando voce escreve um programa usando Delphi geralmente usa componentes de
dados que tem persistência como dbgrid, dbedit e afins...
Persistência de dados é um conceito muito a-la-rede-local e não é muito bem
vindo no mundo da internet.
Você pode fazer em Delphi, porém tem de abdicar da persistência de dados
sempre que possível, conectar o banco e resgatar o que precisa e depois
fechar a conexao, usar  SPs em detrimento de operações locais fazendo fetch
assim tornará sua aplicação leve. Outro método é criar uma aplicação de 3
camadas onde o computador intermediário é quem de fato faz as coisas.
Agora, o bom mesmo é partir logo para a web. Eu uso php+apache+linux, é
muito bom e recomendo.
Dá para criar .cgi, mas não sei porque muitos não gostam, até eu que nunca
criei um cgi fico desconfiado.

Gladiston Santana
Departamento de TI
Grupo Vidy