[firebase-br] RES: firebird na internet

Tecnobyte Informática temp2 em tecnobyte.com.br
Sex Mar 8 16:00:33 -03 2013

Boa tarde pessoal

Eu também tenho uma aplicação Delphi7 + Firebird 2.5 que, em alguns casos, é
utilizada em uma conexão via Internet (ADSL, etc). Para melhorar a
velocidade, fiz um esquema próprio que trabalha com ClientDataSet para
montar telas e nos bastidores uso exclusivamente TIBSQL para executar os
comandos (SELECE, UPDATE, DELETE, etc). Antes eu usava TIBDataSet ou
TIBQuery, mas depois que mudei para TClientDataSet + TIBSQL ficou muito mais
rápido.

Outras coisas que contribuem para melhorar são:

- A partir da versão 2.1 o Firebird ficou bem mais rápido para se comunicar
com o servidor.

- Todos os SELECTs são filtrados, obrigatoriamente. Nada de pesquisa
incremental. Tem que digitar o que deseja pesquisar e somente depois clicar
num botão ou teclar ENTER para executar o SELECT.

- Em casos extremos (controle de acesso do usuário, por exemplo), carrego as
permissões do usuário para um ClientDataSet no início da aplicação e desta
forma não precisa ficar toda hora pesquisando no banco de dados.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática
www.tecnobyte.com.br