[firebase-br] RES: otimização, performance no Firebird como fazer nos arquivos de configuração?

Alexandre Pereira Bühler alexandre em simaoebuhler.com.br
Sáb Jun 8 21:11:45 -03 2013

Cantu,
O teste que fiz é sobre querys simples para comparar os bancos e tomar uma
decisão sobre os SGBD aqui.
Eu fiz o SET STATISTICS e o backup/restore, mas a plan usada pelo otimizador
foi a NATURAL (sem índice) eu até criei algumas plan com uso de índice mas
não adiantou.
Apenas mudaram alguns milisegundos.
Pesquisando mais no IBexpert e no Firebasemonitor vi que a consulta para
mostrar os dados é rápida, coisa de milisegundos.

SELECT FIRST 12 SKIP 0 CODIGO, CAMPOVARCHAR from NEW_TABLE

O problema é que o framework que estou usando faz um select count(*) para
paginar os resultados na web.

select count(*) from NEW_TABLE

Achei isto aqui sobre o select count(*)
http://www.firebirdfaq.org/faq5/
http://wiki.postgresql.org/wiki/Slow_Counting
E realmente monitorando a base vi que ele é o gargalo tanto no Firebird
quanto no Postgresql
Como o Framework do Scriptcase é fechado, não há muita coisa que eu possa
fazer para melhorar a situação neste teste em específico.
Mas fica o motivo das diferenças de tempo.
Obrigado pela resposta e pelo Firebase Monitor.

--
Alexandre Pereira Bühler
Linux User: 397.546

Simão &  Bühler Ltda (Infobrindes)