[firebase-br] otimização, performance no Firebird como fazer nos arquivos de configuração?

Alexandre Pereira Bühler alexandre em simaoebuhler.com.br
Sáb Jun 8 16:42:28 -03 2013

Bom dia amigos,
Quero tirar a seguinte dúvida:
Como melhorar os resultados que seguem mais abaixo para o Firebird?
Sobre as melhorias nas querys sei fazer. Estou apanhando nas configurações
do firebird.

Tentei mexer no buffer pages do banco e não vi melhora.
Fiz o teste em uma maquina com 3Gb de memória disco SATA II 16MB de buffer e
processador AMD Athlon(tm) 64 X2 Dual Core Processor 4000 @ 2109 e placa mãe
ga-m61pme-s2p.
OS Debian GNU/Linux squeeze, FirebirdSS-2.5.2.26540, PHP 5.3, Framework
scriptcase com abstração para os três bancos, ou seja, a aplicação é a mesma
somente mudava a conexão para os testes.

Eu acredito que podemos conseguir baixar o tempo de consulta do Firebird
para menos de 10 segundos, mas não estou achando o caminho das pedras de
onde mexer nas configurações.
Nos livros do Cantu não vi algo específico sobre otimização do Firebird e os
artigos na internet e no Firebase não adiantaram muito.
Alguém tem alguma sugestão?

criei bases de 1GB no firebird , mysql innodb, mysql myisam e postgresql.
Com um campo autoincremento chamado código e um varchar 100 com nome
campovarchar
Inseri 138.865.475 de registros.
O campo varchar coloquei o mesmo registro “ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ”
No Firebird usei  pagesize 4k (equivalente ao disco), 8k e 16k.

Criei uma pequena rotina para medir o tempo de carga da página e coloquei o
scriptcase 7 para consulta nestas bases.
resultados:

abrir primeira página

postgresql 40s
mysql innodb 1s
mysql myisam 1s
firebird 23s

navegar para último resgistro

postgresql 38s
mysql innodb 1s
mysql myisam 1s
firebird 29s

navegar para página 694324

postgresql 35s
mysql innodb 7s
mysql myisam 4s
firebird 16s
Se puderem contribuir com dicas eu agradeço.

--
Alexandre Pereira Bühler
Linux User: 397.546

Simão &  Bühler Ltda (Infobrindes)