[firebase-br] RES: RES: RES: RES: Qual versão posso instalar no Windows Server 2012 ?

Francisco José Bononi francisco.bononi em auditecmatao.com.br
Qua Jul 31 11:25:42 -03 2013

Mais uma coisa, tem algum "Average Fill" ideal, ou mínimo ou máximo ? Ou depende de situações ?

Chico.

-----Mensagem original-----
De: lista [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Gladiston Santana
Enviada em: 31 de julho de 2013 09:44
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] RES: RES: RES: Qual versão posso instalar no Windows Server 2012 ?

comentando...

Em 30 de julho de 2013 16:48, Francisco José Bononi < francisco.bononi em auditecmatao.com.br> escreveu:

> Ok, no caso go gbak com o parâmetro -P 16384, hoje meus bancos estão
> com 4096. Me aconselham a mudar para 16384 ? Qual é a diferença ?

A diferença é 12.288 :)
É, não resisti.

O servidor não busca registros, ele busca páginas, quanto maior a largura da página, mais registros acumulam numa unica página,  o cache também é por página, logo a performance dá uma turbinada. Mas isso tem seu preço também, consumo maior de RAM.

Um cuidado que todos deveriam ter é tirar uma estatística do banco e notar o 'avarage fill' para saber o grau de preenchimento de suas páginas, afinal dependendo do tamanho de página e do tamanho de suas tabelas, o tamanho de página pode simplesmente causar grande desperdício e neste caso, verificar se é melhor mudar o tamanho de página com backup/restore.

Convém também verificar o tamanho de cluster de seu sistema de arquivos, pois se o mesmo for 4096, você poderá usar tamanhos de página maior e multiplo de 4096 como 8192, 12228 ou 16384, diferente disso haverá descompasso e desperdício de espaço para o sistema de arquivos e banco de dados.